SharePoint 2019
O Microsoft SharePoint Server é uma plataforma baseada na Web que permite a colaboração e a gestão de documentos. O SharePoint também oferece um conjunto de ferramentas e serviços para que as empresas possam desenvolver, controlar e distribuir informações, programas e outros materiais através da sua rede. Ao utilizar o SharePoint, pode desenvolver websites, gerir e partilhar documentos, trabalhar em conjunto em projectos e automatizar fluxos de trabalho. O SharePoint também pode ser utilizado para criar intranets, extranets, sites de equipas e sites acessíveis ao público. Algumas funcionalidades úteis do SharePoint incluem o pedido de aprovação de documentos antes de estes se tornarem visíveis. Além disso, pode utilizar a lógica se/então para criar fluxos de trabalho e, desta forma, automatizar acções como o registo de informações ou o envio de documentos por correio eletrónico. O SharePoint pode também notificá-lo assim que um documento é carregado ou modificado.
SharePoint 2019 vs SharePoint 2016: Principais diferenças
O Microsoft SharePoint 2016 tem uma interface mais tradicional em comparação com o aspeto moderno do SharePoint 2019. Além disso, tanto o SharePoint 2016 como o 2019 incluem sítios de comunicação nativos e integram-se muito bem com o OneDrive, mas o SharePoint 2019 oferece mais funcionalidades e capacidades. Com o SharePoint 2019, pode integrar-se mais facilmente com o Microsoft PowerApps e o Flow, o que lhe permite criar aplicações e fluxos de trabalho personalizados. O design reativo do SharePoint 2019 oferece-lhe uma melhor experiência móvel.
Como outros produtos do Microsoft Server, o Microsoft SharePoint Server 2019 também requer licenças de acesso de cliente (CALs). As CALs fornecem acesso ao servidor e estão disponíveis em dois tipos principais: CALs de dispositivo e CALs de utilizador. Leia abaixo o melhor cenário para cada licença CAL para ver quais atendem aos seus requisitos.
CALs para o Microsoft SharePoint 2019 Server
CAL é a abreviatura de "Client Access License" que permite o acesso ao Microsoft SharePoint Server. Pode escolher entre CALs padrão e CALs de Serviço de Ambiente de Trabalho Remoto. Ambos os tipos estão disponíveis em duas edições: CALs de Utilizador e CALs de Dispositivo. Como os nomes sugerem, uma CAL de Utilizador dá acesso a um único utilizador, enquanto uma CAL de Dispositivo dá acesso a um único dispositivo. Abaixo encontrará mais informações sobre cada tipo de CAL.
O que é uma CAL de utilizador?
Com uma licença CAL de utilizador, paga por cada utilizador que acede ao servidor. Por exemplo, se um dos seus funcionários precisar de aceder ao servidor através de vários dispositivos, como um computador portátil, iPad, smartphone e/ou PC, esse utilizador precisa apenas de uma licença de CAL de utilizador. As CALs de utilizador são a escolha certa para empresas que têm mais dispositivos do que funcionários que necessitam de acesso ao servidor. Exemplo: se tiver 10 funcionários que precisam de aceder ao servidor através de 20 dispositivos no total, é mais económico comprar 10 CALs de utilizador em vez de 20 CALs de dispositivo.
O que é uma CAL de dispositivo?
O licenciamento de CAL de dispositivo permite que um determinado dispositivo aceda aos serviços de um servidor. As CALs de dispositivo são especialmente úteis para organizações com menos dispositivos do que funcionários que precisam acessar os serviços de um servidor. Se vários funcionários estiverem a utilizar menos dispositivos para aceder ao SharePoint Server, então será mais eficiente em termos de custos comprar CALs de dispositivo. Por exemplo, imagine que 18 funcionários estão a utilizar 6 dispositivos para aceder ao servidor.
O que são CALs para Serviços de Ambiente de Trabalho Remoto (RDS)?
Para além das CALs padrão, também pode optar pelos Serviços de Ambiente de Trabalho Remoto (RDS). Com o RDS, pode fornecer acesso remoto ao SharePoint Server e aos respectivos serviços. As CALs RDS, tal como as CALs padrão, podem ser CALs de Utilizador RDS ou CALs de Dispositivo RDS. Seguindo a mesma lógica, as CALs de Utilizador RDS fornecem acesso remoto ao servidor ao utilizador, enquanto as CALs de Dispositivo RDS permitem que os dispositivos acedam remotamente ao servidor. Note que as CALs de RDS não substituem as CALs padrão. Se precisar de acesso remoto ao servidor, deve adquirir CALs padrão e CALs RDS. Em princípio, com as CALs RDS, os funcionários podem trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo. As CALs de Serviço de Ambiente de Trabalho Remoto também estão disponíveis para outras licenças de servidor Microsoft, como o Windows Server, Exchange Server e SQL Server.
Como aceder remotamente ao Servidor SharePoint 2019?
O SharePoint Server 2019 pode ser acedido local e remotamente. Para o acesso remoto, os utilizadores terão de adquirir licenças CAL de utilizador/dispositivo dos Serviços de Ambiente de Trabalho Remoto (RDS). Estas licenças têm os mesmos requisitos que as CALs de utilizador/dispositivo padrão do SharePoint Server 2019. Todos os utilizadores remotos do SharePoint têm de obter primeiro uma CAL de utilizador ou uma CAL de dispositivo para poderem utilizar o servidor. Para decidir qual destas duas opções seria a melhor para a organização, é importante analisar quantos funcionários existem e quantos dispositivos estão a ser utilizados para aceder ao SharePoint Server. Se o número de funcionários for superior ao número de dispositivos, a opção mais económica seria comprar CALs de dispositivo RDS. Por outro lado, se o número de funcionários for inferior ao número de dispositivos, a opção mais económica será comprar CALs de utilizador RDS. Se o número de utilizadores e dispositivos for o mesmo, os custos serão os mesmos, independentemente de optar por licenciar os utilizadores ou os dispositivos.
O fluxograma abaixo exemplifica quando é que precisa de cada tipo de CAL.
Nota: As CALs NÃO estão incluídas em nenhuma das licenças de servidor, pelo que devem ser adquiridas separadamente.
Fim da vida útil do SharePoint 2019:
A data de fim do suporte padrão do SharePoint 2019 é 9 de janeiro de 2024. Este é o fim do suporte convencional, o que significa que, após o dia 9 de janeiro, as actualizações e os novos lançamentos terminam. Após o suporte convencional, pode optar pelo suporte alargado, que termina a 14 de julho de 2026. O suporte alargado fornece actualizações de segurança e correcções de erros.