Atalhos do Microsoft Office
03/29/2024
2 min
0

Microsoft Office: atalhos práticos

03/29/2024
2 min
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O Microsoft Office tem vários tipos de aplicações, cada uma delas concebida para fazer um trabalho diferente. As aplicações foram concebidas para tornar as tarefas informáticas mais eficientes. Por exemplo, existe o Word para criar documentos, o PowerPoint para criar apresentações e o Excel para criar folhas de cálculo. A Microsoft também oferece outras aplicações complementares, dependendo do pacote que escolher. Os pacotes são adaptados a diferentes grupos, tais como estudantes, particulares, pequenas empresas e grandes empresas. Para facilitar ao máximo a vida do utilizador, foram também criados atalhos nas aplicações, para que o utilizador não tenha de procurar sempre uma definição. Abaixo estão os atalhos disponíveis para cada aplicação. 

Atalhos gerais

Há uma série de atalhos que são bastante comuns e podem ser utilizados em qualquer aplicação. Abaixo estão os atalhos mais utilizados numa tabela útil. O artigo também lista os atalhos mais úteis e mais utilizados para cada aplicação.

Ação

Atalho

Seleção de cópias 

Ctrl + C

Seleção de corte

Ctrl + X

Colar seleção

Crtl + V

Anular uma ação

Ctrl + Z

Executar novamente uma ação

Ctrl + Y

Aplicar formatação cursiva ao texto

Ctrl+I

Aplicar formatação a negrito ao texto

Ctrl+B

Aplicar a formatação de sublinhado ao texto

Ctrl+U

Centrar um parágrafo

Ctrl+E

Alinhar o texto à esquerda

Ctrl+L

Alinhar o texto à direita

Ctrl+R

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Leia mais sobre as diferenças entre o Office Standard e o Office Professional Plus.

Microsoft Word

O Microsoft Word é um processador de texto que permite formatar documentos. O Word também permite formatar o documento, pelo que, por vezes, pode ser necessário procurar a definição correcta. Felizmente, a Microsoft criou alguns atalhos para facilitar a vida ao utilizador.

Ação

Atalho

Abrir um documento

Ctrl+O

Criar um novo documento

Ctrl+N

Guardar o documento

Ctrl+S

Selecionar todo o conteúdo do documento

Ctrl+A

Aplicar o estilo Normal

Ctrl+Shift+N

Aplicar o estilo Head 1

Ctrl+Alt+1

Aplicar o estilo Heading 2

Ctrl+Alt+2

Aplicar o estilo Kop 3

Ctrl+Alt+3

Indentar o parágrafo

Ctrl+M

Eliminar a indentação de um parágrafo

Ctrl+Shift+M

Criar uma indentação suspensa

Ctrl+T

Remover um entalhe suspenso

Ctrl+Shift+T

Eliminar a formatação de parágrafos

Ctrl+Q

Aumentar o tamanho da letra em 1 ponto

Ctrl+Gancho direito (])

Reduzir o tamanho da letra em 1 ponto

Ctrl+gancho esquerdo ([)

Microsoft PowerPoint

O Microsoft PowerPoint é um programa de apresentação que permite criar apresentações. As apresentações são uma boa forma de visualização e uma boa ferramenta para apresentar ou fazer um pitch. Por isso, é importante que a apresentação tenha um bom aspeto, o que pode levar algum tempo.

Ação

Atalho

Criar nova apresentação

Ctrl+N

Adicionar um novo diapositivo

Ctrl+M

Inserir uma hiperligação

Ctrl+K

Guardar a apresentação

Ctrl+S

Abrir um ficheiro recente

Ctrl+O

Agrupar os objectos seleccionados

Ctrl+G

Agrupar o grupo selecionado

Ctrl+Shift+G

Reproduzir ou pausar multimédia

Ctrl+barra de espaços

Aumentar o tamanho da letra

Ctrl+Shift+Gancho para a direita (>)

Reduzir o tamanho da letra

Ctrl+Shift+Gancho esquerdo (

Mudar para apresentação de diapositivos

F5

Mudar para a vista do apresentador

Alt+F5

Inserir WordArt

Alt+N, W

Inserir uma imagem do seu dispositivo

Alt+N, P, D

Inserir uma forma

Alt+N, S, H

Microsoft Excel

O Microsoft Excel é um programa de folha de cálculo. O Excel tem funções de cálculo, ferramentas gráficas e tabelas dinâmicas. É mais comummente utilizado para processar dados, especialmente números. Isto deve-se ao facto de o Excel trabalhar com fórmulas, permitindo que os dados sejam processados rapidamente.

Ação

Atalho

Fechar um livro de trabalho

Ctrl+W

Abrir um livro de trabalho

Ctrl+O

Guardar um livro de trabalho

Ctrl+S

Eliminar o conteúdo da célula

Eliminar

Centrar o conteúdo da célula

Alt+H, A, C

Selecionar uma cor de preenchimento

Alt+H, H

Ir para o separador Fórmula

Alt+M

Ocultar as linhas seleccionadas

Ctrl+9

Ocultar colunas seleccionadas

Ctrl+0

Introduzir a hora atual

Ctrl+Shift+Colon (:)

Introduzir a data atual

Ctrl+ponto e vírgula (;)

Copiar uma fórmula da célula acima da célula ativa para a célula ou barra de fórmulas

Ctrl+Apostrof (')

Aplicar o formato numérico geral

Ctrl+Shift+Sinal de til (~)

Aplicar o formato de moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses).

Ctrl+Shift+Sinal de dólar ($)

Aplicar o formato de percentagem sem decimais

Ctrl+Shift+sinal de percentagem (%)

Aplicar o formato de número científico com duas casas decimais

Ctrl+Shift+Sinal de acento circunflexo (^)

Aplicar o formato de data com dia, mês e ano

Ctrl+Shift+sinal de algarismo (#)

Aplicar o formato da hora com a hora e o minuto, e AM ou PM

Ctrl+Shift+Amp (@)

Selecionar toda a folha de cálculo

Ctrl+A ou Ctrl+Shift+barra de espaços

Expandir a seleção de células por uma célula

Shift+tecla de seta

Selecionar uma coluna inteira numa folha de cálculo

Ctrl+barra de espaços

Selecionar uma linha inteira numa folha de cálculo

Shift+barra de espaços

Expandir ou recolher a barra de fórmulas

Ctrl+Shift+U

Calcular todas as folhas de trabalho em todas as pastas de trabalho abertas

F9

Calcular a folha de cálculo ativa

Shift+F9

Microsoft Access

O Microsoft Access é um sistema de gestão de bases de dados que combina uma interface gráfica de utilizador com ferramentas de desenvolvimento de software. O Microsoft Access é um membro do conjunto de aplicações do Office, mas só está incluído nas edições Professional e superiores. Também está disponível como uma aplicação autónoma.

Ação

Atalho

Apresentar o menu de atalho do item selecionado

Shift+F10 ou a tecla de menu do Windows

Seleccione o separador ativo do friso e active as Sugestões-chave

Alt ou F10
(Utilize as Dica de Teclas ou as teclas de seta para passar para outro separador da faixa de opções).

Mover o foco para outro painel da janela

F6

Abrir uma base de dados existente

Ctrl+O ou Ctrl+F12

Mostrar ou ocultar o painel de navegação 

F11

Mostrar ou ocultar uma folha de propriedades

F4

Abrir uma nova base de dados

Ctrl+N

Abrir uma base de dados existente

Ctrl+O ou Ctrl+F12

Avançar através das opções

Tecla de tabulação

Retroceder nas opções

Shift+Tab

Microsoft OneNote

O Microsoft OneNote é um software de tomada de notas que também faz parte do conjunto de aplicações do Office. O software foi concebido para a recolha de informações e colaboração entre vários utilizadores. O OneNote recolhe notas, capturas de ecrã, desenhos e comentários áudio dos utilizadores. Também é possível partilhar ficheiros OneNote com outros utilizadores do OneNote.

Ação

Atalho

Abrir uma nova janela do OneNote

Ctrl+M

Tomar uma nota rápida

Ctrl+Shift+M ou Alt+Tecla do logótipo do Windows+N

Colocar a janela do OneNote na posição de encaixe

Ctrl+Alt+D

Selecionar todos os itens da página atual

Ctrl+A

Para expandir a seleção, prima novamente Ctrl+A.

Ir para o início da linha

Início

Ir para o fim da linha

Fim

Mover uma palavra para a esquerda

Ctrl+seta para a esquerda

Mover uma palavra para a direita

Ctrl+seta para a direita

Verificar a ortografia

F7

Inserir uma quebra de linha sem iniciar um novo parágrafo

Shift+Enter

Abrir o thesaurus para a palavra atualmente selecionada

Shift+F7

Apresentar o menu de contexto do objeto atualmente em foco

Shift+F10 ou tecla Menu do Windows

Reproduzir a gravação de áudio selecionada

Ctrl+Alt+P

Parar a reprodução de gravações áudio

Ctrl+Alt+S

Realçar o texto selecionado

Ctrl+Alt+H

Copiar a formatação do texto selecionado ( Pincel de formatação )

Ctrl+Shift+C

Colar a formatação no texto selecionado ( Copiar/Colar formatação )

Ctrl+Shift+V

Aplicar ou remover formatação riscada

Ctrl+ hífen (-)

Aplicar ou remover formatação sobrescrita

Ctrl+Shift+Sinal de igual ( = )

Aplicar ou remover a formatação de subscritos

Ctrl+similar ( = )

Aplicar ou remover a formatação da lista com marcadores

Ctrl+ponto (.)

Aplicar um estilo de Título 1 à nota atual

Ctrl+Alt+1

Aplicar um estilo de Título 2 à nota atual

Ctrl+Alt+2

Aplicar um estilo de Título 3 à nota atual

Ctrl+Alt+3

Aplicar um estilo de Título 4 à nota atual

Ctrl+Alt+4

Aplicar um estilo de Título 5 à nota atual

Ctrl+Alt+5

Aplicar um estilo de Título 6 à nota atual

Ctrl+Alt+6

Apaga toda a formatação aplicada ao texto selecionado. (Aplicar o estilo Normal.)

Ctrl+Shift+N

Microsoft Publisher

O Microsoft Publisher é uma aplicação de edição eletrónica. Centra-se na apresentação de páginas e no design gráfico, por oposição à composição de texto do Word. O Microsoft Publisher está incluído no conjunto de aplicações do Office, mas só está disponível nas edições Professional e superiores.

Ação

Atalho

Abrir uma nova cópia do Publisher

Ctrl+N

Apresentar a caixa de diálogo Abrir publicação

Ctrl+O

Verificar a ortografia

F7

Exibir a janela da tarefa Thesaurus

Shift+F7

Exibir a janela da tarefa Investigação

Alt + clique numa palavra

Ativar ou desativar caracteres especiais

Ctrl+Shift+Y

Repor o formato dos caracteres para o estilo de texto atual

Ctrl+Barra de espaços

Aplicar ou remover a formatação de subscritos

Ctrl+=

Aplicar ou remover formatação sobrescrita

Ctrl+Shift+=

Aumentar o espaço entre as letras de uma palavra (espaçamento)

Ctrl+Shift+]

Reduzir o espaço entre as letras de uma palavra (espaçamento)

Ctrl+Shift+[

Aumentar para o seguinte tamanho na caixa Tamanho da letra

Ctrl+Shift+>

Reduzir para o seguinte tamanho na caixa Tamanho da letra

Ctrl+Shift+

Introduzir o número da página atual

Alt+Shift+P

Introduzir a data atual

Alt+Shift+D

Introduzir a hora atual


  Alt+Shift+T

Em cima estão os atalhos mais comuns para cada aplicação do Microsoft Office. No entanto, existem muitos mais atalhos, pelo que, se estiver interessado, pode consultar o sítio Web da Microsoft. Pode ser difícil aprender todos os atalhos, por isso recomendamos que aprenda apenas os atalhos para as funções que utiliza com mais frequência.

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